2

A Mentira de Raabe

Certo pastor disse que a mentira quando proferida para favorecer alguém é tolerada e aceita por Deus. E citou o caso da prostituta Raabe que tendo mentido foi beneficiada por Deus.

Outros dizem que Jacó enganou e mentiu a seu pai Isaque e, no entanto Deus o escolheu para ser o pai das doze tribos de Israel.

Outro diz que Jesus transformou água em vinho e Noé se embebedou, portanto também podemos beber.

Outro ainda perguntou onde está escrito na bíblia que fumar é pecado, e onde está escrito que lutas como MMA, Box, Luta livre etc são práticas condenáveis, citam que há igrejas evangélicas que praticam lutas dessa espécie no recinto da igreja.

É realmente impressionante ver como tantas pessoas, incluindo pastores, não têm o correto discernimento do ensino espiritual da Palavra de Deus. Facilmente misturam o que é humano com o que é espiritual como se tudo fosse a mesma coisa.

Já disse uma vez, que se os relatos bíblicos são todos considerados modelos e bases para a condução de nossa vida, então essas pessoas deveriam dizer que o suicídio é legal, porque Judas se suicidou e isso está relatado na bíblia. Da mesma forma o adultério e o assassinato são permitidos porque o rei Davi praticou esses dois crimes e ainda foi considerado como homem segundo o coração de Deus.

A bíblia é um livro que podemos considerar “sem censura”, pois registra tudo, o que é bom e o que é mau; o que Deus diz e o que o diabo diz; o que é santo e o que é profano. Desta forma, precisamos aprender como interpretar a bíblia, extraindo dela o puro ensino vindo de Deus e separando, por inferência, o que Deus aprova e o que Deus condena.

Vejamos algumas práticas citadas na bíblia e que são consideradas como erros, pecados ou crimes:

– Adão e Eva desobedeceram a Deus

– Caim assassinou seu irmão

– Noé se embebedou

– O rei Davi adulterou

– O rei Davi assassinou um soldado

– Jonas desobedeceu e fugiu de Deus

– Moisés matou um egípcio

– Jacó mentiu e enganou seu pai

– Raabe mentiu

– Pedro negou Jesus

– Judas se suicidou

– no V.T. inúmeros pecados praticados pelo povo de Israel

– muitos outros além dos aqui citados

É preciso lembrar que o simples fato de qualquer pecado estar citado na bíblia ou que tenha sido praticado por alguém, não significa que tenha sido aprovado por Deus. É nesse ponto que as pessoas erram na interpretação. O mesmo acontece no inverso, ou seja, não é mencionado na bíblia então é permitido. Por exemplo, não está escrito em lugar nenhum da bíblia que fumar maconha é pecado, portanto biblicamente falando seria permitido.

 

COMENTÁRIO SOBRE A MENTRIA DE RAABE

A Palavra de Deus declara enfaticamente que os mentirosos não entrarão no reino de Deus:

Apocalipse 21:27  E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Apocalipse 22:15  Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Alguns pastores pregam e ensinam que a única mentira que não é pecado é aquela que é proferida para salvar a vida de alguém se baseando na história de Raabe. Ora, isso fragiliza a Palavra de Deus visto que abre exceções a determinados pecados. Porventura poderíamos dizer que a mentira é pecado mas tem exceções? Se o pecado da mentira tem exceções, então podemos crer que outros pecados também podem ter exceções.

Por este motivo vamos analisar a história de Raabe com relação à mentira por ela proferida.

É interessante saber que Raabe foi tataravó do rei Davi, embora alguns estudiosos sustentam que a tataravó de Davi era outra Raabe e não a prostituta mencionada em Josue.

Raabe se casou com Salmon e gerou a Boaz.

Boaz se casou com Rute e gerou a Obede.

Obede se casou com (?) e gerou a Jesse.

Jesse se casou com (?) e gerou a Davi

Texto que relata a história de Raabe

Josué.2:

1  De Sitim enviou Josué, filho de Num, dois homens, secretamente, como espias, dizendo: Andai e observai a terra e Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali.

2  Então, se deu notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que, esta noite, vieram aqui uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra.

Mandou, pois, o rei de Jericó dizer a Raabe: Faze sair os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.

A mulher, porém, havia tomado e escondido os dois homens; e disse: É verdade que os dois homens vieram a mim, porém eu não sabia donde eram.

5  Havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, eles saíram; não sei para onde foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.

Ela, porém, os fizera subir ao eirado e os escondera entre as canas do linho que havia disposto em ordem no eirado.

7  Foram-se aqueles homens após os espias pelo caminho que dá aos vaus do Jordão; e, havendo saído os que iam após eles, fechou-se a porta.

Antes que os espias se deitassem, foi ela ter com eles ao eirado

9  e lhes disse: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados.

10  Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.

11  Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.

12  Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo

13  de que conservareis a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm, e de que livrareis a nossa vida da morte.

14  Então, lhe disseram os homens: A nossa vida responderá pela vossa se não denunciardes esta nossa missão; e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.

15  Ela, então, os fez descer por uma corda pela janela, porque a casa em que residia estava sobre o muro da cidade.

16  E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, vos não encontrem os perseguidores; escondei-vos lá três dias, até que eles voltem; e, depois, tomareis o vosso caminho.

17  Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar,

18  se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai.

19  Qualquer que sair para fora da porta da tua casa, o seu sangue lhe cairá sobre a cabeça, e nós seremos inocentes; mas o sangue de qualquer que estiver contigo em casa caia sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.

20  Também, se tu denunciares esta nossa missão, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.

21  E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

22  Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ali ficaram três dias, até que voltaram os perseguidores; porque os perseguidores os procuraram por todo o caminho, porém não os acharam.

23  Assim, os dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e vieram a Josué, filho de Num, e lhe contaram tudo quanto lhes acontecera;

24  e disseram a Josué: Certamente, o SENHOR nos deu toda esta terra nas nossas mãos, e todos os seus moradores estão desmaiados diante de nós.

Josué.6:

17  Porém a cidade será condenada, ela e tudo quanto nela houver; somente viverá Raabe, a prostituta, e todos os que estiverem com ela em casa, porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.

 21  Tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio de espada, tanto homens como mulheres, tanto meninos como velhos, também bois, ovelhas e jumentos.

22  Então, disse Josué aos dois homens que espiaram a terra: Entrai na casa da mulher prostituta e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe jurastes.

23  Então, entraram os jovens, os espias, e tiraram Raabe, e seu pai, e sua mãe, e seus irmãos, e tudo quanto tinha; tiraram também toda a sua parentela e os acamparam fora do arraial de Israel.

24  Porém a cidade e tudo quanto havia nela, queimaram-no; tão-somente a prata, o ouro e os utensílios de bronze e de ferro deram para o tesouro da Casa do SENHOR.

25  Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a espiar Jericó.

Outros textos que mencionam Raabe

Salmos 87:4  Dentre os que me conhecem, farei menção de Raabe e da Babilônia; eis aí Filístia e Tiro com Etiópia; lá, nasceram.

Salmos 89:10  Calcaste a Raabe, como um ferido de morte; com o teu poderoso braço dispersaste os teus inimigos.

Mateus 1:5  Salmom gerou de Raabe a Boaz; este, de Rute, gerou a Obede; e Obede, a Jessé;

Hebreus 11:31  Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.

Tiago 2:25  De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?

 

 ANÁLISE DA MENTIRA DE RAABE

 1 – Raabe era uma pecadora, pois está escrito que ela era prostituta, se bem que, evidentemente, este não era o único pecado de Raabe. Ora, ela já era uma pecadora e cometeu outro pecado que foi a mentira, não mudou em nada seu estado de pecadora, somente acrescentou.

Se a mentira por ela praticada pode servir de exemplo para ser praticada também por nós hoje, então o pecado da prostituição igualmente também poderia servir de exemplo para ser praticado hoje.

A bíblia relata todos os fatos bons e ruins que aconteceram entre os homens, não significando que os erros por eles praticados sejam exemplos a serem seguidos. Já citamos alguns no início deste artigo:

Judas traiu Jesus, e se suicidou;

Pedro negou a Jesus,

Davi matou um homem e adulterou;

Moises desobedeceu a uma ordem de Deus;

Raabe era prostituta e mentiu;

Jacó enganou seu pai Isaque;

Portanto a mentira de Raabe não serve de exemplo para ser seguido por nós.

2 – Não está escrito em lugar nenhum que Deus aprovou a mentira de Raabe. Alguém poderá dizer que a mentira dela foi premiada com a preservação dela e de sua família quando Jericó foi invadida.

Em primeiro lugar, queremos lembrar que ela foi preservada porque isso foi prometido pelos espias em reconhecimento à ajuda que ela proporcionou a eles, e não porque ela mentiu.

Em segundo lugar, Deus usou de misericórdia para com ela porque ela creu em Deus e creu que os espias foram realmente enviados por Deus para aquela missão. Isto se confirma nos seguintes textos:

Hebreus 11:31  Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias.

Tiago 2:25  De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?

 Não foi a mentira que a justificou, mas a sua atitude em ajudar os emissários crendo que eram enviados por Deus. Ela abriu sua boca para mentir aos guardas do rei, mas eventualmente, quem sabe se ela poderia manter os emissários escondidos sem precisar mentir. Deus tem solução para todos os problemas.

Não há nada mais escrito a respeito da vida de Raabe, não sabemos o que aconteceu com ela depois disso, se continuou ou não como prostituta, ou se arrependeu por ter mentido, ou até mesmo se foi castigada pelos seus pecados.

Portanto não podemos afirmar que podemos pecar mentindo a exemplo do que aconteceu com Raabe.

Repetimos:
Ela foi preservada com vida pelo fato de ter crido nos homens de Deus e por ter ajudado aqueles homens, ela não foi justificada pela mentira, mas pela fé nos homens de Deus. A bíblia não menciona o que aconteceu depois em função da sua mentira. O importante é saber que a Palavra de Deus não usa de dois pesos e duas medidas. Quando diz que os mentirosos não entrarão no reino de Deus é porque realmente não entrarão e não existe tolerância para qualquer tipo de pecado.

Todos os tipos de pecados mencionados poderão ter sido perdoados se confessados e mediante arrependimento, perdoados por Deus.

Judas traiu Jesus, não se arrependeu, se suicidou e, portanto morreu na perdição, enquanto que Pedro negou Jesus, se arrependeu e foi perdoado.

 

 COMENTÁRIO SOBRE A AGRESSÃO DOS NOSSOS CORPOS

Não há texto explícito dizendo que fumar maconha ou lutar MMA sejam pecados. Por acaso isso nos autoriza a deduzir que são práticas legais perante a Palavra de Deus?

Uso de drogas, de qualquer espécie, ou lutas pessoais, são práticas que agridem nosso corpo de alguma forma. Bebidas alcoólicas ou quaisquer outras drogas alteram o funcionamento de nossa mente, prejudicam o nosso raciocínio, nossa memória e a capacidade de decisão. Isto resulta numa agressão à nossa alma, que é a sede das nossas emoções.

Como sabemos, a nossa alma é quem decide entre o bem e o mal, entre obedecer ao espírito ou à carne, portanto, se a nossa alma está “doente” porque a nossa mente está corrompida pelo álcool ou pelas drogas, então ficamos incapacitados de cumprir o que Deus determinou para as nossas vidas. O comando de uma mente corrompida fica nas mãos de satanás e não de Deus.

As lutas, da mesma maneira, se constituem em agressão física causando lesões no cérebro, fazendo o corpo sangrar, podendo até provocar lesões permanentes ou até a morte. As lutas, de quaisquer tipo, são na verdade, violências disfarçadas com o nome de esporte. É difícil de entender como uma agressão física na rua ou no lar é tratada como crime e no ringue é legal. Onde está a diferença?

Não é fato desconhecido o mal a que foi acometido o famoso lutador de Box, Maguila, assim como muitos outros, conseqüência dos inúmeros golpes que levou em sua cabeça durante anos em sua carreira de lutador.

A Palavra de Deus condena até o ouvir notícias de sangue e ver o mal.

Pode parecer exagero, mas entendo com esta palavra (ver o texto abaixo) que é ilícito ver e ouvir noticiários e reportagens sensacionalistas mostrando violências, mortes, assassinatos, sangue etc.

Is.33: 14  Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas?

15  O que anda em justiça e que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, que sacode das suas mãos todo o presente; que tapa os ouvidos para não ouvir falar de sangue e fecha os olhos para não ver o mal,

16  este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas.

Se ver e ouvir sobre violências já é condenado na Palavra de Deus, quanto mais participar diretamente ou apoiar e aplaudir.

Ora, a bíblia é clara quando diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo.

1 Coríntios 3:16  Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

1 Coríntios 3:17  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

1 Coríntios 6:19  Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

2 Coríntios 6:16  E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.

1 Coríntios 6:15  Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.

1 Coríntios 6:16  Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.

Exodo.20: 13  Não matarás. (aplicado também ao suicídio)

Ora, se o nosso corpo é templo do Espírito santo, por que iremos permitir que o Templo de Espírito Santo seja agredido e violentado?

Vamos pensar nas igrejas que mantém um ringue de luta nas suas dependências.

A Palavra de Jesus diz que onde estiverem reunidos dois ou três ali ele estará também. Agora pense: no recinto de uma igreja, onde estão reunidos dezenas de “cristãos” aplaudindo uma luta no meio de um ringue, porventura Jesus estaria entre eles também aplaudindo e participando daquele evento?

Para concluir queremos dizer que não podemos olhar e seguir como exemplo qualquer homem seja pastor, diácono, apóstolo, professor, profeta ou qualquer outro líder, sem antes passá-lo pela peneira da Palavra de Deus. O nosso exemplo é e sempre será a pessoa de Jesus e os seus ensinos.

Por: Walter Ponci
IBMdaF – Igreja Batista Ministerial da Família

 

Comments(2)

  1. Responder
    Leandro says

    Sim mas em tudo isso eles se arrependeram de sincero coração e se redimiram com Deus, mas suas folhas foram cobradas como Davi a prova que ele passou na vida seu propio filho foi seu inimigo, Judas se arrependeu mas não aguento o fardo, Raab mentiu mas foi para uma causa de Justiça de Deus . Quando peca mas se arrepende de sinsero amor e se redime das faltas com Deus e Deus se agrada !! ao contrario daquele que peca e continua pecando ou fazendo mau p outros!!!!

  2. Responder
    Raimundo says

    Boa explicação e me ajudou muito, graças a Deus;

Deixe um comentário