Lepra Tentadora

Devocional
Publicado em 02/04/2024

Não poucas vezes eu ouvi e li sobre a lepra na Bíblia, em quase todas elas eu não me sentia afetada, sabe quando você ouve e pensa: “não é comigo, Deus deve estar tratando outra pessoa”. Um pouco como Naamã (um dos leprosos mais famosos que eu conheço), eu me fazia de surda e escondia, atrás de uma bela armadura, minha doença. 

Na Bíblia não é difícil entender que lepra não era considerada uma doença física como é hoje (a conhecemos como hanseníase), no AT era vista como praga, no NT como uma maldição. Em Mateus 10:8 Jesus diz: “Curem enfermos (…) PURIFIQUEM leprosos”. Era ao sacerdote que o leproso se apresentava e não a um médico, dele partia a sentença que ninguém desejava ouvir: “impuro”. E a consequência era o isolamento!

Eu me peguei tocada por essa palavra há alguns dias, e parei para pensar que além de viver num eterno isolamento, o leproso tem feridas por todo o corpo, feridas que lhe causam algo até pior que a dor, causam INSENSIBILIDADE. 

Um leproso pode perder partes de seu próprio corpo sem sequer notar isso. Que terrível é a visão de alguém literalmente se desfazendo, perdendo partes de si sem sentir o que lhe ocorre.

Então o Senhor me disse: “filha, essa é você!” 

Ele me fez olhar para as muitas vezes que eu, inundada por um sentimento de dor, decepção e ira, quiseram me isolar, e o quanto nesse isolamento minhas feridas cresceram, o quanto o mesmo isolamento me tornou insensível em níveis inimagináveis.

Eu sei, parece mais fácil se esconder logo após uma enorme decepção, eu sei que parece mais fácil dizer: “nunca mais eu vou deixar isso acontecer, chega de confiar nas pessoas”. 

Mas não é! Você não foi feito para o isolamento, por mais difícil que sejam os nossos relacionamentos, foi exatamente para isso que Deus nos fez: para relacionamento, ferro afiando ferro (cf. Provérbios 27:17).

Sei que as feridas nos tentam, e que a falsa sensação de segurança do isolamento também. Mas acredite, há libertação e cura pra lepra, e o nome dela é Jesus Cristo! 

Ele libertou inúmeros leprosos e minha oração por você é que Cristo te alcance e te arranque deste lugar onde você se escondeu, onde suas feridas falaram mais alto que a voz dEle e te deixaram insensível, volte a sentir, mesmo que seja dor, seja livre da lepra!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Acaricuara, 72 - Jaraguá/Vila Aurora, São Paulo/SP (Ao lado da Estação Vila Aurora)

Siga-nos

Código do aplicativo

5F92C1512A727
© IBMDAF ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});