Levantando Altares de Adoração

Louvor e Adoração
Publicado em 14/04/2024

João 4:20-24

"Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar".

Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

O que vemos na palavra de Deus, desde Gênesis, é que para oferecer a Deus algum tipo de sacrifício, louvor ou oferta, o ser humano sempre levantou altares.Eu penso que isso foi uma orientação familiar, desde Adão, até quando foi instituído por decreto no tempo da lei. 

Alguns exemplos de pessoas que para oferecer sacrifícios a Deus levantaram altares:

Gênesis 8:20 - Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar.

Gênesis 22:9 - Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.

Êxodo 24:4 - Moisés, então, escreveu tudo o que o Senhor dissera. Na manhã seguinte Moisés levantou-se, construiu um altar ao pé do monte e ergueu doze colunas de pedra, representando as doze tribos de Israel.

Deuteronômio 27:5 - Construam ali um altar ao Senhor, ao seu Deus, um altar de pedras. Não utilizem ferramenta de ferro nas pedras.

Assim sendo, vamos levantar altares na prática cotidiana do nosso cristianismo. Amém? Alguns acham que para adorar a Deus precisamos de coisas complexas, como músicas, muitos instrumentos ou diversas estruturas pesadas e caras.

Nada disso é necessário! Podem até ser úteis, porém não são indispensáveis! Para adorar a Deus, precisamos somente de um altar; simplesmente um altar!

No antigo testamento, o próprio Deus orientou que ao levantar um altar deveria-se usar pedra não talhada, dando uma ideia de usar o que fosse mais fácil e acessível. 

O que você tem nas mãos hoje? Por qual situação você está passando?

Às vezes, fazemos conta com aquilo que não temos, dizendo assim: “Quando tiver tal coisa, aí farei tal coisa…” Para Deus não funciona assim, irmãos!

Lembremos do caso dos 5 pães e 2 peixes? Então, isso é o que basta! Use o que estiver acessível, mas não deixe de levantar um altar.

Há casos em que as pessoas que estão em trânsito no reino de Deus, digo isso, referente aquelas pessoas que estão vindo ou indo para outros ministérios. E, por que digo trânsito no reino? Porque, nesses casos, o reino de Deus não está sendo acrescido nem diminuído. Ele está em movimento, migrando de um lado para outro. 

Não há problema nisso!!! Porém, quando essa pessoa diz que não consegue mais adorar, que está fria, que não consegue servir, e fica sendo saudosista, dizendo ou pensando que lá atrás fazia e deixa de fazer muitas coisas; pode perguntar para ela: como era lá? 

Muitas vezes, ela vai responder: lá eu era o primeiro a chegar e o último a sair, estava envolvido em tudo, vivia uma vida de adoração, sempre levantava altares. 

Você não precisa voltar…. É só levantar altares onde está… Jacó, por onde passava levanta altares, Abraão também fazia o mesmo. 

Se está desempregado e tem algum tempo de sobra na agenda, levante alteres na sua casa e adore a Deus, servido em alguma área.

Passou por uma situação de enfermidade, levante alteres e adore a Deus, mesmo que seja em um hospital. Nada é impedimento.  

João 4:20-24

Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar". Jesus declarou: "Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

Não se trata de como se adora, mas de onde se adora.

Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

Adoração tem a ver com conhecer e se deixar se conhecer, adorar o que não se conhece é idolatria.

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

Este é o altar dos nossos dias… Em Espirito e em verdade. 


Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Acaricuara, 72 - Jaraguá/Vila Aurora, São Paulo/SP (Ao lado da Estação Vila Aurora)

Siga-nos

Código do aplicativo

5F92C1512A727
© IBMDAF ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});