Palavra do Pastor
Publicado em 03/09/2025
Referência: Isaías 43:16-19
Qual a melhor e mais antiga lembrança da sua infância? Aqui começamos a fazer uma reflexão:
O ser humano tem a tendência de ficar remoendo o passado, de lembrar de momentos difíceis da vida, de lembranças que deixaram marcas. Feridas ocasionadas por terceiros ou até por pessoas que amamos. E muitas vezes não sabemos como lidar com essas lembranças. Quantos de nós carregamos estas marcas ao longo da existência.
Na vida cristã encontramos o segredo para todas as conquistas relacionadas com as áreas de carências e necessidades da vida humana. A Palavra de Deus é poderosa para promover toda libertação e cura que precisamos.
A cura pode ser parcial ou integral: “só depende de nós”.
Às vezes nos preocupamos apenas com as curas físicas e nos esquecemos que há uma cura integral e completa que o Senhor quer realizar em nossa vida. Como diz em 1Ts 5:23, Deus também faz milagres na área das nossas emoções.
A doença psicossomática mostra que muitos males físicos são originados na alma. Conflitos existenciais que não são tratados e cuidados acabam por provocar doenças no corpo, como gastrite e úlcera. A falta de perdão causa feridas na nossa alma.
Precisamos tratar estes conflitos no lugar certo, com a pessoa certa, na hora certa e com quem tem a solução certa para nós – Jesus Cristo de Nazaré!
O texto de Isaías 53:4-6 fala da pessoa de Jesus e de sua obra de redenção na cruz do Calvário. Cristo levou sobre si nossas enfermidades (aspecto físico) e nossas dores (aspecto emocional).
O apóstolo Paulo nos faz saber que Cristo também nos incluiu em sua morte a fim de perdermos a nossa velha vida para ganhar uma vida nova em sua ressurreição. 2Co 5:14, 17 falam disso. Portanto, estar em Cristo em sua morte e ressurreição é ter a certeza de que as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo.
Não que vamos esquecer o passado, mas quando nos lembrarmos das tristezas, angústias e frustrações que experimentamos no passado, elas não vão mais nos causar mal e não vão causar dor, pois somos novas criaturas e estas coisas velhas já passaram. Basta crer! Estas lembranças não devem mais fazer parte desta nossa nova vida.
“A amargura mata.” Ela precisa ser tratada e arrancada pela graça salvadora de Cristo. Estas coisas devem ser confessadas a Deus para recebermos perdão – 1 João 1:9 – e confessadas aos irmãos (líder ou pastor) a fim de sermos curados – Tg 5:14-16.
Quem define somos nós: “O PASSADO NUNCA MAIS”. Não podemos guardar nada no novo coração; nada que produza doença nas nossas emoções.
É por isso que muita gente não se desenvolve na vida cristã – o passado ainda as prende. Precisamos romper com o passado que ainda nos prende. Existem pessoas dentro da igreja vivendo nesse cárcere da alma que, quando comentam do seu passado, sentem saudade. Ex.: no passado foi drogado, vida de prostituição, traição, etc.
Temos um exemplo na Bíblia da mulher de Ló – Gênesis 19:16-17, 26. Pessoas que ainda olham para trás continuam ligadas ao seu passado porque não confessaram e não se livraram dele.
O nosso passado, se não formos libertos, pode atrapalhar o presente e o futuro.
Lembre-se: o seu passado está na cruz do Calvário. Deus não lembra do seu passado, Ele perdoa e esquece. Façamos o mesmo.
Não importa o que aconteceu! Não olhe para trás! Seu alvo é Cristo (Filipenses 3:13-14). Confesse! Perdoe! E receba cura completa para sua vida física e emocional.
Se você ainda não entregou sua vida a Jesus, só Ele pode fazer essa cura que você precisa. Só a experiência do novo nascimento pode te libertar dessas amarras do passado. Entregue hoje sua vida a Jesus.
Tenha certeza de que você nasceu de novo. Isso pode ser feito agora mesmo!
Há alguma coisa no seu passado que ainda te traz lembranças ruins e faz mal ao seu coração?
Confesse-as a Deus e, se for preciso, fale com alguém de sua confiança, líder ou pastor.
Pastor Esmael Rodrigues
11 98929-2347
contato@ibmdaf.com.br