Palavra do Pastor
Publicado em 04/06/2025
Durante o mês de maio, o tema que Deus colocou no coração do nosso Pastor para trabalharmos como igreja foi “Preparando uma Geração”.
A cada ministração, conduzida com sensibilidade pelo Pastor Esmael, fomos confrontados, ensinados e edificados pelo Senhor. Que palavra pontual e direta para o tempo em que vivemos!
Fomos lembrados da nossa responsabilidade espiritual como pais — uma responsabilidade que muitos têm negligenciado, aceitando a ideia equivocada de que as crianças devem escolher por si mesmas, no futuro, se seguirão ou não os caminhos de Deus. Outros, mesmo cristãos, acabam terceirizando essa missão, dando mais ouvidos a conselhos humanistas do que à Palavra de Deus.
Entretanto, a Bíblia é clara: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele" (Provérbios 22:6).
Ensinar a Palavra desde cedo é um investimento eterno, que molda o caráter e direciona a vida.
Nossos filhos não aprendem apenas com palavras; eles observam nossas atitudes no dia a dia.
Pais que oram no culto, mas vivem em guerra dentro de casa… Famílias que falam sobre fé, mas vivem sem ela no cotidiano…
É necessário nos lembrarmos de que pais que vivem o que pregam ensinam mais do que mil sermões. Nossas atitudes falam mais alto do que as palavras na formação de uma criança.
O desenvolvimento infantil acontece em etapas, e, se a criança não for instruída nas verdades bíblicas logo nos primeiros anos, não terá uma base firme para o futuro. Mesmo que ainda não compreenda plenamente as Escrituras, ela precisa ser alimentada e moldada pelos princípios de Deus, conforme a orientação de Deuteronômio 6:7-9, que nos exorta a ensinar aos filhos em todo tempo: ao sentar, ao andar, ao deitar e ao levantar.
O exemplo da família de Timóteo nos inspira: ele conhecia as Escrituras desde a infância, instruído por sua mãe Eunice e sua avó Lóide (2 Timóteo 1:5). Isso o preparou para os desafios da vida e do ministério. Assim como Timóteo, toda criança pode receber a Cristo como Salvador e tornar-se um seguidor fiel de Jesus desde pequeno.
Pais e avós, nunca é cedo demais para ensinar! O aprendizado espiritual na infância é necessário e URGENTE, pois ele deixa marcas profundas e duradouras. Mais do que alimentar e cuidar fisicamente, é essencial inspirar os filhos com o exemplo de amor e dedicação a Deus, para que se tornem seguidores de Jesus.
O exemplo de Ana, que consagrou Samuel ao Senhor desde sua infância, reforça esse chamado (1 Samuel 1:24-28). Ela orou, recebeu a bênção e cumpriu a promessa, dedicando seu filho ao serviço de Deus.
Portanto, pais e avós, não negligenciem essa missão tão importante! Sigam os exemplos de Eunice, Lóide e Ana. Priorizar o relacionamento dos filhos e netos com Deus é o maior e mais transformador cuidado que podem oferecer.
Deus nos chamou para preparar uma geração — e isso começa em casa.
Para refletir: qual a igreja que esperamos amanhã?
11 98929-2347
contato@ibmdaf.com.br