Vencendo a depressão e a ansiedade

Devocional
Publicado em 08/03/2024

A depressão e a ansiedade tem se tornado o mal do século XXI de acordo com a Organização Mundial da Saúde, atingindo 350 milhões de pessoas em todo mundo. Confesso que quando eu ouvia alguém que estava passando por esses distúrbios, eu pensava: ‘’Que exagero! Essa pessoa não tem motivo algum para estar se sentindo assim”. 

Pensei isso muitas vezes, até que esses males bateram em minha porta. 

Reconheço que olhando para o meu passado, consigo ver que fiquei muito tempo em um quadro de depressão profunda, mas na minha ignorância sobre o assunto, só consegui chegar a esse diagnóstico hoje, até porque, há algum tempo atrás não se falava muito sobre o assunto.

Mas, a quase três anos atrás eu passei a ter crises de ansiedade, e entendi que não há exagero algum no que as pessoas que passam por esses distúrbios relatam. Entendi que é real, todo aquele sentimento de morte, as palpitações, a sensação de estar sendo sufocado; tudo aquilo me deixou muito assustado. 

Tentei de todas as formas assimilar aquela situação. Tentei entender como um Cristão salvo, cheio do Espírito Santo pode sentir tudo aquilo? 

Tentei resolver aquela situação pela minha própria força, mas foi em vão, até que o meigo Espírito Santo me mostrou como vencer a depressão e a ansiedade através da sua palavra.

Depois que pesquisei bastante sobre essas doenças, pude enxergar em toda bíblia muitos personagens que passaram por um quadro depressivo: Elias, Davi, Ana, o apóstolo Pedro e muitos outros passaram por situações parecidas, mas foi o salmista no Salmos 42 que me ensinou a vencer tanto a depressão, como as crises de ansiedade.

Perceba que o salmista, neste salmo, descreve todo o seu sofrimento, mas em todo esse salmo, ele se dirige para a alma. Ele dá voz de comando para a alma dizendo: “porque está abatida ó minha alma? espera em D’us, pois ainda o louvarei”. Em todo tempo ele fala com a alma, e aqui eu entendi que as minhas orações e os jejuns ajudavam, mas não eram suficientes.

A minha alma, que pela bíblia é a sede das emoções do ser humano, estava desalinhada e precisava de um comando para ser alinhada novamente.

Então eu passei a conversar com a minha alma dizendo: ‘’Sossega! Fica em paz! Você não tem motivos para esse desespero. Eu te ordeno aquieta-te”. E quando eu menos imaginei aquelas crises desapareceram. Precisamos entender que antes que um problema venha a existir, D’us já tem a solução para esse problema, nós só precisamos encontrar essa resposta e a solução outorgada por D’us de antemão, pois ele sabe todas as coisas.

Se você caro leitor, sofre de depressão ou ansiedade, está na hora de você ter uma conversa séria com a sua alma, lhe dando ordem mesmo, declarando a palavra do Senhor e estabelecendo decretos através dela. Fazendo isso, você com certeza receberá um refrigério tão grande que nunca mais irá passar pelo que você tem passado hoje, pois a palavra do Senhor declarada por você com autoridade, injeta cura em sua alma, trazendo sobre ela consolo e refrigério.

Para reflexão: Salmos 23.1-6

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Acaricuara, 72 - Jaraguá/Vila Aurora, São Paulo/SP (Ao lado da Estação Vila Aurora)

Siga-nos

Código do aplicativo

5F92C1512A727
© IBMDAF ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});