Jesus, o vinagre e a cruz

Devocional
Publicado em 02/02/2024

Todos nós sabemos que em dado momento da crucificação, Jesus teve sede. É possível ler esse relato nos sinóticos e no evangelho segundo escreveu João: 

“e lhe deram para beber vinho misturado com fel; mas ele, depois de prová-lo, recusou-se a beber.” Mateus‬ 27‬:34‬

“Então lhe deram vinho misturado com mirra, mas ele não o bebeu.” Marcos‬ 15‬:23‬

“Os soldados, aproximando-se, também zombavam dele. Oferecendo-lhe vinagre,” Lucas‬ 23‬:36‬

“Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: “Tenho sede”. Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus.” João‬ 19‬:28‬-29‬

É possível, que você, assim como eu, ao ler o texto, veja essa atitude como um escárnio e algo como mais uma agressão que Jesus sofreu, mas, existem alguns pontos que precisamos entender: 

  1. O vinagre é um vinho azedo, um vinho ralo, aguado, envelhecido. 
  2. O vinagre inibe as papilas gustativas temporariamente, aliviando assim a sensação de sede por algum tempo. 
  3. Gregos e Romanos utilizavam tanto fel (mirra) quanto vinagre como remédio para inflamações e feridas - algo que hoje sabemos ser realmente eficaz. 

Para além do contexto histórico, podemos olhar para o contexto teológico desse precioso texto. Em Salmos 69:21, o salmista declara: “Puseram fel na minha comida e para matar-me a sede deram-me vinagre.” João menciona a máxima: “para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: tenho sede”.

Nas bodas de Caná, Jesus realiza seu primeiro milagre, o milagre de transformar a água em VINHO. E não qualquer vinho, mas, o MELHOR, no final. Israel teve sede, e Deus envia seu filho, aquele que deu o melhor vinho. Na cruz, Jesus teve sede, e o que lhe deram foi o pior vinho: o VINAGRE - vinho estragado.

Independente da intenção de quem entrega a ele o vinagre na esponja, fosse boa ou não, Jesus teve sede, mas recusou o possível “alívio”, e então se entregou ao Pai, antes, ele fez questão de mencionar na última ceia: - “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” Incrivelmente, Jesus também se apresenta como a água da vida, e não são poucas as menções sobre isso, Ele teve sede, mas ofereceu uma água que saciaria eternamente a todos que dela bebesse! cf. João‬ 4‬:14‬

Em se tratando de nós, sempre oferecemos o pior, mesmo que na melhor das intenções, mas, Ele se deu, saciando ao Pai e a todos nós. Pense nisso!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Acaricuara, 72 - Jaraguá/Vila Aurora, São Paulo/SP (Ao lado da Estação Vila Aurora)

Siga-nos

Código do aplicativo

5F92C1512A727
© IBMDAF ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});