Como falar de Natal sem gera traumas na Infância do seu pequeno(a)

Educando com Propósito
Publicado em 28/12/2023

Uma das épocas mais lindas e esperadas pelas crianças, uma data comercial de fato, onde a indústria e comércio faturam milhões. Onde o dar presentes é importante e indispensável para algumas pessoas. O natal que conhecemos hoje, que é mundialmente comemorado no dia 25/12 de cada ano, foi originado na Ásia Menor entre os séculos III e IV d.C. com um bispo conhecido como Nicolau Taumaturgo, que ficou muito famoso por sua generosidade e obras de caridade. A data se tornou comercial para aproveitar o consumo com presentes e comidas que geram dinheiro. Enfim, dito isso na palavra de Deus que é nosso manual de vida diz isso:

“Por isso o Senhor mesmo dará a vocês um sinal: a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel.Isaías 7:14

O nosso natal é Jesus, comemoramos o nascimento do filho de Deus, o próprio Deus!

Mas as vezes mesmo sem ensinar sobre o “bom velhinho” para os nossos filhos, a mídia em massa, outras crianças da escola ou até mesmo familiares podem falar dessa crença popular tão famosa. Então o que fazer para que meu filho compreenda que o papai noel não existe e que quem dá os presentes somos nós mesmo, se é que damos, nem todas as famílias tem esse privilégio. 

Aplicando na prática:

  • Explique que o personagem “papai noel” existe, mas que seria impossível que uma única pessoa entregasse os presentes do mundo todo.
  • Não permita que os presentes ocupem o lugar mais importante do dia!
  • Conte a história real de Jesus, do seu nascimento e ministério, existem filmes infantis que podem ajudar nos detalhes!
  • Não use de chantagem para convencer seu filho como por exemplo: “Se você não se comportar o papai noel não vem!” 
  • Seja paciente de novo, e de novo, é de novo sempre deixando claro nossas crenças e valores, porém ensinando também nossos filhos a serem respeitosos com outras crenças. 

Se você deseja decorar sua casa com os enfeites e luzes temáticas, tudo bem! Caso você vá presentea-lo explique que você mesmo comprou e sempre reforce os pontos fortes do seu filho, mas não diga que um estranho entrou na sua casa e deixo-os simplesmente, se formos levar ao pé da letra contamos uma meia verdade e isso não agrada a Deus, e fará com que nossos filhos fiquem inseguros sobre tudo que falamos ser verdade ou não. 

Feliz Jesus pra você e toda sua família!


Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Acaricuara, 72 - Jaraguá/Vila Aurora, São Paulo/SP (Ao lado da Estação Vila Aurora)

Siga-nos

Código do aplicativo

5F92C1512A727
© IBMDAF ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});