Agar, o muro e a obediência.

Devocional
Publicado em 02/11/2023

Em Gênesis 16, conhecemos a história de Agar, a serva egípcia de Abrão e Sarai, sabemos que Deus, após chamar Abrão, o faz uma promessa, a promessa de que ele, juntamente com sua esposa Sarai, seriam pais de uma grande nação, e que seus descendentes seriam tantos que não se poderia contar. No entanto, Sarai era estéril. É aí que, na tentativa de fazer com que os planos de Deus se cumprissem à sua maneira, Sarai sugere que Abrão se deitasse com sua serva, Agar. 

Agar foi a responsável por gerar o primeiro filho de Abrão, mas, não o filho da promessa, pois, a promessa incluía Sarai, e não dependia de ajuda humana para se concretizar. Ainda assim, as consequências vieram, e Agar se volta contra sua senhora, a bíblia menciona que ela passa a desprezar Sarai, após engravidar (v.4). Sarai então, lidando com o amargo fruto de sua própria decisão, se considera apta a revidar, após Abrão julgar que ela deveria fazer como lhe parecesse melhor. A bíblia não menciona o quê ou como Sarai afligiu Agar, mas, relata que a ofensa foi tão intensa, que Agar decide fugir para o deserto, mesmo estando grávida. 

No deserto, Agar, se achava no caminho de Sur (que significa muro), e junto a uma fonte de água (cf. v. 7), o Anjo do Senhor a encontra. E aqui, vale ressaltar que, essa é a primeira menção do Anjo do Senhor em toda a bíblia, DEUS encontra Agar, e a partir desse encontro, sua história é mudada para sempre. 

O Anjo do Senhor a conhece, por isso não a chama pela função que ela exercia, mas, pelo seu nome, “Agar”! O Senhor então, pede que ela volte, e que se sujeite a sua senhora, mas, também enfatiza que, por meio de sua obediência, ela seria mãe de uma grande nação. v. 10: Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.

V.11 Disse-lhe também o Anjo do Senhor: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição

O Senhor, não só a encontrou e lhe deu uma ordem, mas, firmando sua identidade, a deu condições de obedecer. Para além de qualquer expectativa, por se tratar de uma escrava, o Senhor também lhe deu uma promessa: a descendência de seu filho. Ismael significa, literalmente, DEUS OUVE

Assim como Deus ouviu a aflição de Agar, Ele ouve também a nossa aflição nos desertos da vida, nesse lugar improvável, de tanta escassez e aparente solidão, é onde ele constrói nossa identidade, e nos concede graça para revisitar o passado mal resolvido, ressignificando os eventos mais dolorosos, Ele ergue um muro de proteção se for preciso, limitando nosso caminho, e nos faz (ou renova) promessas, para lembrar que o caminho da obediência tem um fim compensador, obedecer a Ele significa desfrutar de um perdão que toca e altera todas as realidades da nossa vida. 

Seja grato pelos muros de proteção que Ele ergue nos desertos da sua vida, são eles que protegem seu coração de fazer a sua própria vontade. É no encontro com Ele que somos fortalecidos e nutridos de força para viver uma vida de obediência, caminhando na direção que agrada o seu coração. Só assim, teremos assegurado o nosso futuro.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Acaricuara, 72 - Jaraguá/Vila Aurora, São Paulo/SP (Ao lado da Estação Vila Aurora)

Siga-nos

Código do aplicativo

5F92C1512A727
© IBMDAF ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});