Filhos você cria no colo

Educando com Próposito
Publicado em 28/10/2023

Atualmente, a ciência vem evoluindo bastante quanto à educação das crianças, e a neurociência diz ser possível criar filhos priorizando a educação por meio de diálogo e respeito, com base na capacidade de compreensão em cada fase da criança.

"Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos, não se desviará deles." - Provérbios 22:6

Neste versículo, o próprio Deus já nos dá a orientação necessária. Devemos direcionar nossos pequenos para que possam sempre estar no caminho, não só na palavra de Deus, mas na vida de modo geral, até que Jesus volte.

Você pode estar lendo este artigo e pensando: "Ah, Mayara, apanhei e não morri!" De fato, que bom que você não morreu, mas pode ser que as violências físicas, emocionais e psicológicas que você viveu no passado tragam hoje sentimentos de ansiedade, depressão, baixa autoestima, alteração de memória, medo, temperamento explosivo ou até mesmo pensamentos suicidas que podem ter sido desencadeados daí!

Minha intenção aqui não é ditar novas regras de criação de filhos. Cada família tem um formato, uma cultura e uma história. Quero acreditar que você sempre faz o melhor para seus filhos. Também não estou dizendo para criar filhos mimados, que têm tudo na hora que querem e o que querem, que são atendidos em coisas não essenciais. NÃO, isso os tornará adultos insuportáveis na sociedade que não conseguem digerir regras e limites. Eles correm tantos riscos quanto os negligenciados. No entanto, trago uma reflexão sobre equilíbrio, sobre saber de fato as necessidades de seus filhos. Portanto, ouça-os!

É compreensível e irrevogável que seus comportamentos hoje, como pai ou mãe, sejam reflexo da sua criação. Pois antigamente, algumas famílias associavam a vara a um instrumento de educação. Talvez você nunca tenha agredido fisicamente seu filho, mas suas palavras podem tê-lo ferido de maneira muito mais profunda. Eu te convido hoje a fazer alguns exercícios simples para mudar essa história, a ser um pai e uma mãe conscientes e responsáveis por suas próprias decisões, sem arranjar desculpas ou muletas para seu comportamento desrespeitoso.

Preste atenção nessas três dicas e tente executá-las o máximo possível e todos os dias!

1. Procure ajuda para VOCÊ. Nós precisamos ser curados, para curar nossa geração e as futuras. Ouça o que seus filhos dizem. Eles dão sinais do que precisam. Basta você estar disponível, e o que for razoável ou viável faça por eles.

2. Converse, converse e converse. Pergunte como foi o dia, o que ele aprendeu de novo, se teve medo de algo e como está se sentindo. Crie uma relação de confiança sem julgamentos.

3. Seja um modelo de paciência, temperança, domínio próprio e amor pela família. Seus filhos querem SER COMO você. Isso te assusta ou conforta?

Reflita sobre isso hoje, converse com Deus e peça libertação das suas emoções. Ele vai te ajudar, e assim você verá seu legado sendo criado, e seus filhos felizes porque você sabe exatamente o que está fazendo. Não fique mais perdido. Não será fácil, mas te garanto que será recompensador.

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Acaricuara, 72 - Jaraguá/Vila Aurora, São Paulo/SP (Ao lado da Estação Vila Aurora)

Siga-nos

Código do aplicativo

5F92C1512A727
© IBMDAF ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});