Palavra do Pastor
Publicado em 05/12/2024
No domingo, dia 24/11, a Pastora Valéria deu continuidade à série de ministrações do mês de novembro com o tema “Vivendo o Fruto do Espírito”. Confira o resumo dessa pregação:
A vida cristã é marcada por uma busca contínua: dar frutos que glorifiquem a Deus. Em Gálatas 5:22-23, aprendemos sobre o fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. Estas características são reflexos do caráter de Deus e o resultado de uma vida rendida ao Espírito Santo. Mas como podemos vivenciar plenamente esse fruto em nosso dia a dia?
Jesus ensinou em João 15 que Ele é a videira verdadeira e nós, os ramos. Para dar frutos, precisamos estar conectados a Ele. Sem essa ligação, nossa vida espiritual perde vigor. Assim como uma árvore saudável depende de raízes fortes e de nutrientes adequados, a vida cristã só floresce quando buscamos a comunhão diária com Deus por meio da oração, leitura da Palavra e rendição à Sua vontade.
Em Mateus 7:17, Jesus compara nossas ações aos frutos de uma árvore, indicando que uma boa árvore naturalmente produz frutos bons. O fruto será conforme a semente plantada, o que nos leva a uma reflexão: o que temos semeado em nosso coração? O que estamos transbordando na vida das pessoas ao nosso redor?
Gálatas 5 apresenta o fruto do Espírito como uma unidade, com o amor como a raiz que sustenta os demais. Precisamos estar enxertados na Videira Verdadeira, que é Cristo, e buscar o amor revelado de Deus para que os demais frutos sejam alcançados.
O amor de Deus, o ágape, é diferente dos amores eros (amor matrimonial) ou fileo (amor entre irmãos/amigos). O ágape é incondicional e imutável. Ele não exige nada em troca, mas ainda assim recebemos de Deus. É esse amor que nos capacita a superar o egoísmo e mudar nossa natureza para vivermos uma vida entregue ao Senhor.
Quando nos submetemos a Cristo, não apenas o aceitando, mas tendo-o como nosso Senhor, o fruto do Espírito floresça naturalmente em nossas vidas. A essência do fruto do Espírito é o amor, de onde fluem os demais frutos. Por isso, precisamos cumprir o mandamento de Mateus 22:37-39: amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a si mesmo. Quando entendemos que somos profundamente amados por Deus, mesmo em nossa imperfeição (Romanos 5:8), somos capacitados a amar verdadeiramente e a refletir esse amor em todas as áreas da nossa vida.
Ao encontrarmos essas respostas, podemos identificar que tipo de árvore somos e que tipo de fruto estamos dando.
11 98929-2347
contato@ibmdaf.com.br