Matéria Desperta Débora
Publicado em 12/08/2024
Rebeca, uma mulher formosa, porém, era estéril, mas o Senhor se lembrou dela e lhe agraciou com gêmeos: Esaú e Jacó. A Bíblia não nos conta como era o cotidiano da família, mas, se prestarmos atenção nos detalhes, podemos descobrir algumas coisas…
Os irmãos, desde o ventre, se desentendiam (Gênesis 25:22-23), já quando adultos eram muito diferentes. Esaú gostava de caçar, era bem ativo, também sabemos que era ruivo e bastante peludo; já Jacó era tranquilo, gostava de ficar na tenda e tinha a pele lisa. Jacó era favorito de Rebeca, enquanto Esaú era o favorito de Isaque, seu marido.
Esse favoritismo gerava desconforto entre o casal, e com certeza“ rixa”, inveja, descontentamento e ciúmes entre os irmãos. Tanto é que um dia Jacó se aproveitou da fraqueza de seu irmão e conseguiu trocar um prato de lentilhas por sua primogenitura. Imagine o clima de uma casa assim, o tempo todo tentando ser melhor que o outro, sempre preocupado de como ia ser tratado e buscando reconhecimento, o melhor pedaço, a melhor roupa, o carinho e atenção de ambos os pais.
Rebeca, como mãe e esposa, em vez de unir a família não fazendo diferença entre os irmãos, os separava cada vez mais. Para ajudar, as duas esposas de Esaú amarguravam a vida de Jacó e Rebeca (Gênesis 26:34-35), com certeza essa situação era bem nítida e elas defendiam o marido.
Quando Isaque estava para morrer, pediu ao seu filho, Esaú, que caçasse, cozinhasse e lhe trouxesse para que assim o abençoasse e morresse. Rebeca, procurando ajudar Jacó, ouviu isso e armou um plano dizendo a Jacó: pegue um cabrito do rebanho, cozinhe e leve ao seu pai, coloque um pedaço de pelo nos braços e pescoço, fingindo ser Esaú e como Isaque já não enxerga bem engane seu pai.
E assim Jacó fez, e além da primogenitura, conseguiu também a benção que estava destinada a seu irmão, o que causou tanto ódio em Esaú que jurou seu irmão de morte. Jacó fugiu, e sua mãe nunca mais o viu. Ele é o pai das 12 tribos de Israel, que deu origem à nação judaica. Jacó tomou a filha de Ismael (sua prima, neta de Abraão), como esposa e gerou o povo árabe, cumprindo assim a profecia de Gênesis 25:23. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
As atitudes de Rebeca só trouxeram discórdia, engano, mentira, ódio e revolta que alcançaram os descendentes de seus filhos até os dias de hoje.
E nós? O que temos semeado na vida de nossos filhos?
11 98929-2347
contato@ibmdaf.com.br