Devocional
Publicado em 19/07/2024
No livro de Êxodo, aprendemos sobre Moisés, alguém que foi chamado por Deus para libertar Seu povo da escravidão. Isso retrata uma bela imagem da promessa de Deus. Apesar do decreto do faraó de matar todos os meninos, o bebê Moisés sobreviveu. Mais impressionante ainda, ele cresceu e viveu por quarenta anos sob o teto do homem que havia ordenado sua morte.
Quando Deus falou com Moisés sobre a missão que tinha para ele, Moisés arrumou desculpas para evitá-la. Ele se sentia inadequado para a missão. No entanto, Deus não perguntou a Moisés se ele estava preparado, adequado ou eloquente o suficiente para a tarefa. Ele simplesmente disse a Moisés o que queria que ele fizesse.
Enquanto mergulhava nos primeiros quatro capítulos de Êxodo, pensei em como a mãe de Moisés deveria ter se sentido ao colocá-lo em um cesto e deixá-lo à deriva no rio. Ela confiou em Deus, sabendo que Moisés era especial e precisava de proteção. Ao deixá-lo ir, ela teve que abrir mão do controle e permitir que Deus assumisse. Ao fazer isso, seu filho encontrou segurança nos braços de Deus. Afinal, você não acha que a princesa estava ali por acaso? Digo novamente, Deus já havia tomado controle da situação. Você está abrindo mão do controle da situação que o domina, que o impede, e permitindo que Deus assuma? Se não, talvez seja hora.
Em segundo lugar, quando Moisés tentou resolver problemas por conta própria, como matar um egípcio e depois ter que fugir, ele teve que se tornar pastor de ovelhas por muitos anos em uma terra estrangeira. Foi um período de aprendizado e formação de caráter para ele. Já imaginou o que poderia ter acontecido se Moisés tivesse confiado em Deus desde o começo em vez de agir por conta própria? A libertação dos israelitas teria acontecido da mesma forma, pois quando Deus promete algo, Ele cumpre. No entanto, talvez teria sido menos angustiante para Moisés. Novamente pergunto: Você está deixando de lado o que o impede e permitindo que Deus assuma o controle? Se não, talvez seja hora.
Em terceiro lugar, quando Deus falou com Moisés através da sarça ardente, Moisés novamente arrumou desculpas para não fazer o que Deus pediu. Alguns podem argumentar que não eram desculpas — Moisés realmente tinha dificuldades para falar. No entanto, ainda considero desculpas, porque quem Deus chama, Ele capacita. Além disso, percebo que Moisés hesitou porque queria controlar a situação e duvidava de sua capacidade devido à sua dificuldade de fala. Novamente pergunto: Você está liberando o que o impede e permitindo que Deus assuma o controle? Se não, talvez seja hora.
Por favor, pare de arrumar desculpas. Pare de dizer "não posso", porque com Deus, você pode fazer tudo o que Ele o chamou para fazer.
"Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Acaso Ele promete e não cumpre? Ou fala e não realiza?" — Números 23:19
Todos nós fomos chamados por Deus para uma missão que promova Seu Reino. Nenhum crente foi chamado apenas para aquecer um banco. É hora de dar um passo à frente, deixar de lado o que o impede, entregar total controle a Deus e tornar-se um vaso para Ele. Va e cumpra seu chamado!
Leitura Bíblica: Êxodo 1-4
No amor de Cristo,
11 98929-2347
contato@ibmdaf.com.br