Adoração Extravagante - Parte 2

Matéria Louvor e Adoração
Publicado em 15/06/2024

    1. Expectativa e traição
    1. aproximou-se dele uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo precioso, e lho derramou sobre a cabeça, estando ele reclinado à mesa.
    2. Quando os discípulos viram isso, indignaram-se, e disseram: Para que este desperdício?
    3. Pois este bálsamo podia ser vendido por muito dinheiro, que se daria aos pobres.
    4. Jesus, porém, percebendo isso, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Pois praticou uma boa ação para comigo.
    5. Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes.
    6. Ora, derramando ela este bálsamo sobre o meu corpo, fê-lo a fim de preparar-me para a minha sepultura.
    7. Em verdade vos digo que onde quer que for pregado em todo o mundo este evangelho, também o que ela fez será contado para memória sua.
    8. Então um dos doze, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os principais sacerdotes,
    9. e disse: Que me quereis dar, e eu vou lhe entregarei? E eles lhe pesaram trinta moedas de prata.
    10. E desde então buscava ele oportunidade para o entregar.

    (Mateus, 26).

Adoração não é um ato isolado e de fácil descrição, quem pensa que pode explicar adoração em uma ou duas palavras suprime em uma caixinha a grandeza que envolve essa expressão. Adoração é rendição, mas não só isso, adoração é entrega total de si mesmo e de tudo que tem. Quem adora de verdade não se preocupa muito com impressões de terceiros, pois seu foco é total no objeto da sua adoração e essa adoração sincera, pura e extravagante, sempre gera uma resposta.

Quando analisamos esse texto percebemos que a mulher não levou em conta o custo do seu ato de adoração, não importava para ela o quanto custava o bálsamo definido pelo texto como precioso. Pois para ela Jesus era muito mais precioso que todos os bálsamos do mundo, e que Ele era mais que merecedor de recebê-lo. Quem adora de verdade não faz conta matemática, quem adora simplesmente entrega tudo.

Da mesma forma que Jesus foi tomado pelo aroma daquele bálsamo, entendendo que a atitude daquela mulher foi uma boa ação para com Ele, esta ação previa alivio antecipado para momentos difíceis que viriam pela frente. Veja que o ato de adoração daquela mulher foi bem aceito por Jesus, pois tinha um sentido mais profundo do que todos ali poderiam imaginar. Posso deduzir que esse balsamo foi um dos últimos cheiros que Jesus sentiu na terra, enquanto estava pendurado naquela cruz. 

Por não encontrar relato que Jesus tenha tomado banho antes da crucificação, muito provável que as gotas de sangue que desciam dos seus cabelos e da sua testa passavam pelo rosto e nariz e ele podia sentir o cheiro do precioso balsamo e da adoração da sua serva. 

É tão impressionante o ato dessa mulher que o texto diz que, onde quer que o evangelho for pregado, esse ato deve ser lembrado em memória dela. (Versículo 13). Poderíamos para por aqui e ficar com essa imagem linda da adoração extravagante e memorável, mas não podemos omitir um alerta sobre adoração com interesse errado. E onde ela pode nos levar.

Como disse anteriormente, toda adoração tem resposta, pois ela impacta tudo a sua volta. Neste caso, Jesus, o objeto da adoração, foi impactado positivamente, mas seus discípulos tiveram uma impressão bem diferente. Para eles aquilo era exagero, desperdício, pois não conseguiam compreender que aquilo era uma oferta de honra, uma adoração que honrava quem Jesus era e é (o Rei da Glória).

Eles não conseguiam ver além dos seus interesses terrenos e suas necessidade, com certeza alguns ali poderiam pensar que adoração de verdade é dar ajuda aos necessitados. Todavia, naquele momento não era. Outros talvez pensassem que Jesus não era digno de receber tamanha honraria, que Ele precisaria de outras coisas dentro da necessidade dos discípulos. Mas vale lembrar uma frase que alguém disse a mim uma vez: "honra não é dada a quem precisa, honra é dada a quem merece" 

Ou pior ainda, havia a possibilidade de interesse em obter benefícios com a venda daquele bálsamo, que era a oferta entregue pela mulher. Infelizmente essa é uma realidade, naqueles dias e nos nossos dias , enquanto muito estão adorando a Jesus entregando tudo em amor e honra, outros estão criticando, calculando custo, julgado e muitas vezes tentando tirar proveito da adoração. 

Ainda assim, não podemos deixar de adorar e derramar tudo aos pés de Jesus. 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Acaricuara, 72 - Jaraguá/Vila Aurora, São Paulo/SP (Ao lado da Estação Vila Aurora)

Siga-nos

© IBMDAF ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
});