ruah logo ibmdaf

Depois de uma direção específica de Deus, o Ministério de Dança Libertatt, como assim era conhecido, mudou seu nome para ‪Ruah‬, que quer dizer: “Vento, aragem, movimento do ar, sopro de vida, hálito ou alento de vida, espírito”. Nas escrituras hebraicas “RUAH ELOHIM” significa “o vento criativo de Deus”. Neste novo tempo que vive hoje o Ministério de Dança da IBMdaF – Igreja Batista Ministerial da Família, temos a certeza de que Deus se derramará sobre os ministros de dança deste ministério.

A dança esteve durante muito tempo fora do contexto das igrejas evangélicas, sendo alvo de julgamentos e pré conceitos por parte, inclusive, de evangélicos que acreditavam que essa prática de adoração não era certa perante os olhos de Deus. Entretanto, esse quadro está em profunda mudança. A dança no culto, é muito importante para expressar os sentimentos, pensamentos e para representar cenas bíblicas. São minisstrações cheias de significado, utilizando-se de símbolos formados através dos próprios movimentos acrescidos de objetos significativos como bandeiras, vasos de barro, cordas, tecidos e etc.

É certo que Deus criou todas as coisas, inclusive a música e a dança, para Seu louvor e adoração. Se a Bíblia nos relata casos de exaltação do nome de Deus das formas mais variadas que possamos imaginar, incluindo ai as expressões corporais, quem somos nós para nos opormos?

Um exemplo clássico de louvor e adoração a Deus através da expressão corporal pode ser encontrado em 2 Samuel capítulo 6, versículo 14. O texto fala que ao ser movido pelo Espírito Santo o rei Davi levando a arca da aliança dança na presença de Deus. Outro exemplo a ser visto e porque não seguido, está em Êxodo capítulo 15, versículo 20,  quando Miriã dançou com as mulheres em gratidão à fidelidade de Deus, após a travessia do mar vermelho.

Ainda temos tantos outros exemplos na Bíblia que fala da dança como forma de se alegrar diante de Deus, como forma de adoração a Ele, que é impossível a Igreja Batista Ministerial da Família ficar indiferente. A IBMdaF como igreja tem descoberto que esta forma de louvar e adorar a Deus está disponível a todos nós. É canal por onde nos entregamos a Ele de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento, com toda liberdade, se curvando, aplaudindo, saltando, levantando as mãos e dançando.

O Ministério Ruah é inteiramente focado em aprimorar-se com aulas de Ballet e Jazz. Suas atuações são em conjunto com o Ministério de louvor IBMdaF.